Paleta de cores - Dúvida cruel!

Oi gente. Algumas noivas, desde sempre, sonharam com o dia do casamento, inclusive com as cores do mesmo. Mas e aquelas que nunca pensaram nisso até se envolver nas tarefas de casamento? Conheci e conheço muitas noivinhas que só conseguiram se decidir no tempo limite para a escolha. É complicado, porque são cores que darão identidade ao casamento, seja ele com um tema proposto ou apenas com uma combinação que inspire os detalhes. Pensando nessas noivinhas, ávidas por sugestões, que o assunto estará cada vez mais presente no blog! (viva!)
Para começarmos, vamos voltar no tempo. Ei, você aí que está lendo, lembra das aulas de educação artística? Como esquecer, eu pelo menos tenho a recordação de ter sido apresentada ao termo "magenta" durante essa matéria (quem nunca?). Pois bem, recordam da imagem abaixo?



Se não lembrou, lembrará. Se sim, comunico: é uma ótima ferramenta para combinar cores. E é nesse momento que, independente da situação anteriror, você diz para si mesma: Quem diria que usaria a roda de cores no meu casamento? (Salve Isaac Newton!)
Esse desenho é feito a partir de cores primárias (vermelho, amarelo e azul), secundárias (verde, laranja e violeta - criadas a partir das primárias) e terciárias (que surgem da mistura das primárias com as secundárias). Além dessa primeira distinção, também podemos segmentar as cores em quentes e frias.

Imagem By Jurema Sampaio 

Passado esse primeiro momento de recordações, se repararem, a partir, podemos trabalhar com tons desse círculo. E é com esse esquema que você poderá trabalhar melhor na escolha da combinação das cores para o seu casório!

Para escolher a sua paleta, você pode usar o conceito de harmonias, que funciona da seguinte forma:

Harmonia Monocromática:
Costumo dizer para as noivinhas que essa é a combinação que nunca falha! Trabalha com a mesma cor. Usei em meu casamento, com a cor rosa e você pode usar com qualquer uma delas, como o azul.


Harmonia Análoga:
Neste tipo de harmonia são usadas três cores próximas, vizinhas. Parte-se de uma das cores primárias e escolhe-se uma de cada lado dela. O tom, você pode variar de acordo com o último círculo de cores. Olhe o exemplo abaixo:


Harmonia Complementar:
Use duas cores opostas do círculo e trabalhe a partir dos seus tons.


Harmonia Triádica:
Nesse tipo de harmonia são usadas três cores. Para chegar a essa combinação, basta usar um triângulo equilátero (aquele de três lados iguais - mais tempos de escola!). Cada ponta corresponderá a uma cor na paleta, com seu tom a ser escolhido.


Harmonia do Complemento Dividido:
Essa harmonia também conta com três cores, sendo a combinação é conseguida através da mistura de uma tonalidade da escala com as duas vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. Vejam o exemplo que separei. As duas cores escolhidas contém em sua mistura o verde e a cor oposta a ele é o vermelho. O tom de cada cor é escolhido a partir dessa definição.


Harmonia Dupla Complementar:
Assemelha-se muito à harmonia acima, só que são dois pares de cores opostos. Há a necessidade de dosar o uso e o tom das cores, devendo sempre escolher uma que predomine, para que não fique justamente conflitante. É complicada, porém, uma harmonia rica devido ao número de cores na paleta.


E claro, nessa brincadeira, a noiva pode usar também combinações que contenham cores neutras, o dourado e o prateado. O que importa é que o casamento tenha a cara do casal e esse post serviu mais para dar uma orientação a quem está meio perdido. E eu espero ter, através da teoria das cores, ter ajudado. Ficam sugestões de harmonia, nas próximas vezes vou mostrar combinações na prática, que tal?
Beijocas!

Um comentário:

Ju Sampaio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.